
Entre 1º de agosto e 1º de outubro deste ano, o 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMA) aplicou mais de R$ 29,2 milhões em multas por queimadas e incêndios florestais em oito municípios de Mato Grosso do Sul. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (2) e faz parte da Operação Focus, realizada em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS).
A operação utiliza alertas de queimadas emitidos por satélite, permitindo que as equipes cheguem rapidamente aos locais, aumentando a eficiência das fiscalizações e a responsabilização de quem provoca ou colabora com os incêndios.
Segundo a corporação, Angélica concentrou o maior valor de multas, somando R$ 12,1 milhões. Em seguida aparecem Costa Rica (R$ 7,7 milhões), Nova Alvorada do Sul (R$ 6,1 milhões), Bataguassu (R$ 2,3 milhões), Paranaíba (R$ 568,9 mil), Paraíso das Águas (R$ 90 mil), Ribas do Rio Pardo (R$ 75 mil) e Dourados, com o menor valor registrado: R$ 3 mil.
Um dos casos de maior impacto ocorreu em Angélica, em 25 de setembro, quando um incêndio durante a colheita de cana-de-açúcar destruiu 1.463 hectares, sendo 62 de vegetação nativa. O proprietário da fazenda foi multado em R$ 4,8 milhões, com base no Decreto Federal nº 6.514/2008, que estipula multa de R$ 3 mil por hectare queimado de área agropastoril e R$ 10 mil por hectare de vegetação nativa.
De acordo com a PMA, a Operação Focus tem reforçado a integração entre instituições e garantido respostas mais rápidas durante o período de maior risco de queimadas no Estado.